Biografia

elsaserra

Eu sou Elsa Serra
Contadora de Histórias e não só

Sou a Elsa Serra, a sonhar acordada há 53 anos. Tenho concretizado os sonhos que vão crescendo comigo, o de ter sido actriz, trabalhar no circo, ser mãe, viajar sem medo, voltar a dançar todas as semanas, andar de bicicleta a dar a volta ao mundo num faz de conta de infância, deixar-me ir pela intuição e confiar. Viver no Alentejo, abrir uma livraria, saber receber o desgosto de a ter de fechar. Contar histórias fora do lar doce lar, encontrar um sentido para a vida para além de ser mãe, ensinar, fazer amigos a contar histórias, conhecer o país de lés a lés. Acreditar que é possível basta é arregaçar as mangas. E para além de sonhar muito, detesto mentiras e adoro saltar nas poças de água. Gosto muito de chocolate e detesto a acidez que por vezes vêm nas palavras. Gosto muito de autenticidade, do risco e da loucura de ser audaz. Não vivo sem música, livros, a minha família, umas belas jantaradas, amor, queijo, gargalhadas, dançar, flores, contemplação, memórias em objectos, silêncio, arte, andar a pé, sol, poesia (não só a escrita, sobretudo a da vida),  sem os meus animais, já os filhos ando a aprender a deixá-los voar, o que confesso que, não é fácil para quem é há mais tempo mãe do que só a Elsa. Gosto tanto de trabalhar e de livros que, me atrevi a transformar uma dor em amor, e nasceu uma biblioteca itinerante que leva as histórias a todos, até àqueles que estão sozinhos em casa, a “Na Rua com Histórias”. Acredito que todos podemos mudar o mundo, por vezes basta um sorriso só e o efeito borboleta acontece. Este é um pedaço da Elsa, que se fosse um animal nuns dias seria um Beija-Flor noutros uma girafa e ainda noutros uma pantera. Um pedaço de mim, de cor e cheio de sabor, porque a vida sem ele não tem amor.

A minha formação e percurso

Contadora de Histórias desde 1999. Co-fundadora da Associação Histórias Desenhadas e projecto Clic, onde tenho desenvolvido, enquanto animadora, contadora de histórias, e formadora de como contar histórias, ateliês de escrita criativa e de expressão dramática desde 1999.  Sou freelancer e tenho trabalhado com diversas entidades como a DGLAB, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem,  Centro Nacional de Cultura e diversas Bibliotecas Municipais, Câmaras Municipais e Escolas, etc.

Em 2015 criei o Curso online de Contadores de Histórias e um pouco antes, em 2013, o projecto “Felizes para Sempre” histórias de vida e de amor, reais escritas e contadas por mim. Tenho vários projectos de incentivo à leitura, e de inclusão social, nomeadamente “Na Rua com Histórias – Uma Biblioteca para Todos”, uma biblioteca itinerante onde leva a leitura em voz alta a todos, nomeadamente aos que estão sós, os mais velhos que vivem nas ruas estreitas do centro histórico de Lisboa. 

Ganhei o Prémio Especial, del III concurso Internacional Cuento en Corto: “A História da Velha” concurso organizado por Red Internacional de CuentaCuentos.

Fui como contadora de histórias a diversos festivais,  São Paulo, Brasil, Buennos Aires, etc. 

Publiquei o meu quinto livro “Monstra?” em 2015, e o quarto livro, intitulado “Ungali”, pela Porto Editora, em Janeiro de 2012. Publiquei o livro “Quero ser Escritor – Manual de Escrita Criativa” (com Margarida Fonseca Santos), pela Oficina do Livro, Outubro de 2007.

De 2010 a 2015 fui coordenadora pedagógica e dinamizadora das Sexta Mágicas, uma Parceria da Santa Casa Misericórdia e Centro Nacional de Cultura, e do Chiado Chiadinho uma parceria Centro Nacional da Culrura e a Cultura Solidária. 

Desde de 2010 que colaboro como Formadora da Oficina de Contadores de Histórias e de Ateliers de escrita criativa para crianças e adolescentes na Escola Escrever Escrever. Formadora do Curso de Contadores de Histórias, na Escola Evoé, nos anos lectivo 2011/2012, 2012/2013 e 2014/2015. Colaborei de 2010 a 2015 com a Livraria Cabeçudos, como contadora de Histórias. 

Desenvolvi conteúdos e fiz locução no site Cata Livros, 2010/2011. Colaborei de 2011 a 2019 com o Agrupamento de Escolas Gil Vicente, com formações nos cursos profissionais, sessões de histórias, ateliers escrita criativa e Clube de Contadores de Histórias durante o ano lectivo.

Fui responsável pela animação cultural da livraria infantil Pequeno Herói onde contava histórias com regularidade semanal. 

Saem os meus primeiros livros infantis: O Senhor das Barbas Brancas, 2003; A Lua Ensonada, 2004. 

Tenho andado de Norte a Sul do País com formações e sessões de Contadores de Histórias. 

Frequentei o 3º ano da Licenciatura de Educação/Leitura na Universidade Aberta.  E fiz diversos cursos, como o Curso de Formação Pedagógica para Formadores. Curso de Monitores de Expressão Dramática – João Mota, Fundação Calouste Gulbenkian. Curso de Escrita Criativa – Margarida Fonseca Santos, Centro Nacional de Cultura. Curso de Escrita Criativa/ Teatro – Luís Mourão, Teatro da Trindade. 

Trabalhei como actriz e produtora em vários espectáculos e animações. Curso de Gestão das Artes da Convenção Teatral Europeia. Fiz estágio no Grupo de Teatro Meia Preta. Curso de Expressão Circense/Teatro – Chapitô. 1987/1990.