
NA RUA COM HISTÓRIAS
A ideia deste projeto nasce em 2013, pela mão de Elsa Serra. Fruto da paixão pelos livros mas também da necessidade em resolver um problema social – o crescente isolamento e iliteracia da população. Anos depois de lhe ter sido diagnosticada uma artrose total da anca, Elsa Serra, a mentora deste projeto deparou-se com o problema do isolamento. Foi a empatia que sentiu pela solidão da população mais idosa e as suas próprias limitações que a empurraram para a urgência de criar um projeto onde as histórias fossem a prescrição social mais poderosa. A ideia começou a ganhar corpo e pernas em 2016 quando Elsa começou a visitar idosos que por alguma razão tinham problemas de mobilidade e solidão, levando-lhes histórias e sorrisos. E assim nasceu esta ideia “Na Rua com Histórias – Uma Biblioteca para Todos” que viveu até 2024.

CONTAlÁ
É um espaço de leitura para crianças que procura, através da ligação intemporal às histórias lidas em voz alta, tocar o imaginário e estreitar a relação com os livros. No Contalá pode-se ouvir e ver uma história em português a qualquer hora do dia ou da noite, todos os dias da semana e em qualquer parte do Mundo, onde se tenha acesso à internet! Nos nossos vìdeos/books, os livros são lidos pela contadora de histórias Elsa Serra, editados por Eduardo Amaro Oliveira, Raquel Silva, Edgar Tavares e animações de Carlota Flieg. Como a vida é feita de fases, este canal está em reestruturação e tem agora o nome “Minhas Histórias Tuas Histórias” e abrir o leque do formato dos vídeos, já houve umas experiências e em breve terão novidades.
www.youtube.com/@minhashistoriastuashistorias_1
O canal

A minha vida tem histórias, um projeto de inclusão social dos mais velhos através da leitura em voz alta e da arte, que desenvolvi de 2022 a 2024.

Quero acrescentar valor às pessoas! Tornar possível um renascimento positivo!
Ser uma referência no desenvolvimento e organização de atividades orientadas de forma criativa e sustentada para a inclusão e transformação: estimular através da arte e o reforço positivo individual e social com atividades dirigidas à população da comunidade ativa, reformada e jovens que procurem uma âncora para a sua Vida.
Projeto de 2025 e é para continuar… vejam se o vídeo não mostra mesmo isso?